top of page

​Nossa
História

O carroceiro tinha acabado seu trabalho do dia e puxava sua carroça lotada de tranqueiras pela Av. Rebouças e eis que de lá sai um brilho que chega aos olhos do Paulo, jovem estudante a caminho de suas aulas na FAAP.

 

Paulo, sonhador que é, não resistiu a esse chamado, deu um jeito de chegar até o carroceiro para entender de onde vinha aquele brilho.

 

Um lustre antigo retirado da iluminação pública da Av. Rebouças, era sucata e ia ser destruído, e tinha muito mais na prefeitura!

 

Negociou e comprou todos. Trocou seu carro por uma Kombi, partiu para restaurar os lustres.

Com a Kombi cheia de lustres, saiu pelas ruas de São Paulo vendendo peças incríveis que teriam como destino serem destruídas.

 

Isso foi apenas o começo de uma longa história que começou no século passado como Forja Antiguidade, dura até hoje e agora atende pelo nome de Forja Recicla.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aconteceu nos idos de 1974, quando a Av. Juscelino Kubistchek, nem avenida era. Uma simples rua por onde corria o córrego do Sapateiro que nasce na Vila Mariana, alimenta os lagos do parque Ibirapuera e deságua no rio Pinheiros. Era considerada uma "via expressa semifantasma, ligando nada a lugar nenhum”. Foi lá que Paulo encontrou uma casinha antiga, aluguel em conta e optou por usar seus estudos e sensibilidade produzindo arte para decoração.

 

Muitas águas rolaram de lá até hoje, tendências do momento, estilos variados e a Forja foi caminhando para atender às demandas de época bem como as necessidades específicas de cada cliente. 

Sempre com um olhar individualizado às necessidades de cada cliente e às tendências momento, adaptando tudo que fosse necessário ou/e produzindo peças sob medida.

 

Hoje, a Forja Recicla continua na mesma pegada, sempre trazendo novas criações dentro das peças garimpadas nos desmanches, assimilando os desgastes à estética, criando novas funcionalidades para cada peça e atendendo às necessidades particulares de cada cliente.

 

Somos uma equipe que valoriza, defende e trabalha no reuso consciente de objetos que ainda tem tempo de vida, pela qualidade dos materiais usados e onde as imperfeições são ressignificadas para cada objeto.

Time

paulo.png

Paulo

beth.png

Beth

marcos.png

Marcos

História de vida do restaurador Paulo Pereira; Direção e montagem: Alexandre Sorriso; Direção de Fotografia: Rinaldo Lima e Alexandre Sorriso; Finalização: Leonardo Gusmão; Produção: Collecting Smiles.

forjarecicla_.png

Manifesto

Queremos e fazemos de tudo para que peças antigas, bonitas e de material nobre não sejam descartadas e transformadas em simples lingotes. 

Nosso trampo é REUSAR tudo que ainda pode ser aproveitado, não deixar, por exemplo,  que um lustre com design maravilhoso, material de qualidade, vire  uma simples barra ferro só porque será substituído por cair de moda.

Damos um novo uso àquele cobre, latão, madeira, aço e outros elementos.

Resignificando, usando “o usado” que no passar do tempo imprimiu suas marcas à peça e ficou ainda mais bela, pois agora tem uma história a contar. É a sua historia, deixando à mostra a cor existente por baixo de pinturas passadas, antigas, esquecidas até que nos lembremos de olha-las, é a patina do tempo.

A nossa arte é uma releitura da obra mantendo seus sinais de vida e prologando sua utilização. 

Prezamos a sustentabilidade, em todos os seus aspectos. Buscamos o equilíbrio entre suprir os anseios das pessoas aliados à preservação dos recursos naturais. 

Junto, à nossa missão de sustentabilidade, unimos o prazer de criar peças que decoraram ambientes, dando continuidade e mantendo a história do que veio antes. 

Nos desdobramos à caça de peças originais, garimpando o que a indústria não quer mais e recriando peças de bom gosto no estilo do design industrial.

"Nosso trampo é REUSAR tudo que ainda pode ser aproveitado."

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page