O que é a decoração com estilo industrial?
É uma tendência que tem historia e aconteceu quando “as residências” invadiram os espaços industriais. Tudo começou em NY quando pessoas descolados passaram a transformar antigos galpões em loft modernos.
Entre a 1ª e a 2ª grande guerra mundial, em 1929 quando ocorreu um acontecimento marcante da Historia Contemporânea - quebra da Bolsa de Nova York que desencadeou, a Grande Depressão Americana, crise que durou até meados dos anos 1930.
Muitas fábricas, galpões e indústrias foram abandonados por toda a cidade de Nova York, muitas vezes em localizações nobres ou em regiões centrais.
Com economia americana em queda e alto preço dos imóveis, antigos galpões e prédios operacionais da cidade desativados começaram a ser procurados para a instalação de estúdios artísticos ou como opção residencial.
Artistas e profissionais liberais passaram a se apropriar desses espaços mantendo sua estrutura e criando ambientes com toque bem especial.
Esses espaços passaram a ser conhecidos como loft.
Os lofts nova-iorquinos com características de apartamentos amplos, adaptados de espaços que anteriormente haviam sido fábricas ou antigos galpões, com o aproveitamento do pé direito alto e as amplas janelas e portas,
Foi dentro deste cenário socioeconômico que surgiu essa nova vertente estética, a qual denominamos decoração industrial. Apesar de ter começado na década de 1970, ela é uma grande tendência atual, muito em alta nos últimos anos.
A mudança começou a ocorrer a partir da década de 1970. Se tornando um padrão arquitetônico e de interiores utilizado nos dias de hoje como referência até na decoração contemporânea.
Características da decoração industrial
Espaços amplos e integrados
Encanamentos, tubulações e vigas aparentes. Concreto e tijolo nas paredes e pisos. Portas e janelas largas, proporcionando uma entrada de luz natural.
As cores que caem bem neste ambiente são os tons sóbrios e neutros assim como preto, cinza e branco. Tons mais vivos e alegres podem ser utilizados como detalhes pontuais no ambiente.
Iluminação usando pendentes e trilhos resultando em espaços arejados e iluminados.
Reaproveitamento e o reuso de peças incluindo peças de fabricas em desuso, dando-lhes novas funções e nova roupagem. Móveis e acessórios para compor com este espaço ficam bem os de aço, ferro e madeira maciça. Sofás de couro e bancos de metal também são ótimas opções.
O mais importante que você se jogue nesse conceito, crie seu espaço no estilo industrial. Lembre-se que a liberdade de escolha faz parte da brincadeira de decorar seus espaços, e o mais importante: que seus espaços sejam o seu conforto com sua cara.